O Grupo Casa - Coletivo de Artistas surge em março de 2014, quando Ligia Prieto e Fernando Lopes Lima escolhem, por um triste acontecimento, morar em Campo Grande – MS. Ligia Prieto, nascida em Campo Grande – MS, é atriz e diretora de teatro, com formação em psicanálise. Fernando Lopes Lima, nascido no Rio de Janeiro, é ator, palhaço e diretor teatral com formação em artes cênicas pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO.
 
Em 2013 a mãe de Ligia Prieto falece vitima de Leucemia, logo após ter inaugurado na sala de sua casa a “Casa da Poesia Dra. Alda Garcia”, um espaço artístico onde ministrava aulas de poesia, construção de poemas e declamação. Nesse momento Ligia e Fernando se mudam para Campo Grande para dar continuidade a Casa da Poesia e assim inauguram a “Casa de Cultura Nildes Tristão Prieto”. Uma sala de poesia se transformou num teatro com trinta lugares, e o espaço onde se dava aula para dez alunos hoje oferece curso para cem pessoas. A Casa de Cultura Nildes Tristão Prieto também conta com uma biblioteca com mais de mil e quinhentos livros aberta ao público. 
 
A Casa é a sede da companhia, e também onde  a maioria de seus participantes mora. Em 2014, quando inauguraram o espaço, os diretores selecionaram dentre os alunos aqueles capazes e interessados em serem profissionais de teatro, e foi assim que a companhia iniciou sua formação. Sempre em construção e com um eterno senso de aprendizagem, o Grupo Casa hoje é formado por 10 pessoas: Ligia Prieto, Fernando Lopes Lima, Kelly Figueiredo, Thaisa Contar, João Celos, Febraro de Oliveira, Samuel Alejandro, Gabriel Brito, Roberto Lima e Thiago Costa, além da nossa Kombi Teuda Bara. Esse grupo de pessoas está constantemente unido pelo projeto, e se divide em aulas, grupos de estudo e apresentações, fundamentando sua pesquisa cênica através de nossas raízes culturais e históricas, da literatura dramática clássica, moderna e contemporânea. Divide questões através do experimento de materiais não convencionais de dramaturgia, da arte do palhaço, na apropriação das novas mídias e na exploração dos espaços alternativos de representação. 
 
 
Atualmente o Grupo Casa – Coletivo de Artistas possui um repertório com mais de 30 espetáculos, conta com uma média de cem alunos, e entende claramente que esse é só o começo de uma grande caminhada.
 
 
Fique por dentro do nosso dia a dia através do nosso blog, atualizado diariamente:
 
 
ENTRE EM CONTATO
Grupo Casa - Coletivo de Artistas © 2016