press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

ETECA - ENCONTRO DE TEATRO ENTRE CRIANÇAS - 2016/2017/2018/2019

Um encontro para se pensar a importância do teatro na infância e para a infância. A arte como um grande aliado da educação e como peça fundamental para o desenvolvimento do sujeito. A escolha de se fazer um encontro de teatro entre crianças surge de uma necessidade de apontar o teatro como grande aliado da educação e também do desenvolvimento infantil. Com tantas necessidades básicas em falta, a arte tem cada vez menos espaço onde era para haver um crescimento contínuo e crescente. Ainda hoje a arte carece de defesa.

O primeiro contato do sujeito com um mundo cheio de questões acontece na infância. Na infância sua personalidade vai sendo construída de acordo com o mundo que o cerca. Assim sendo no decorrer da vida: “hoje sou um, amanha sou outro”. Vivemos em constante mudança, sendo a vida positiva, todas as experiências se somam nos tornando hoje um resultado claro do que aprendemos e vivemos ontem. Oferecer uma boa infância, consistente e completa é fundamental para pensarmos em cidadãos conscientes no presente e no futuro. Entendendo o teatro como um grande aliado na educação, podemos compreender um mundo mais consciente. O teatro na infância auxilia na construção do próprio sujeito, refletindo assim no mundo a sua volta. Além de lembrarmos que o mundo é um grande palco e que todos nós interpretamos papéis durante todo o dia, papel de filho, de pai, de professor, de aluno, entre tantos outros.

O teatro trabalha com o corpo e a mente, já se inicia dessa forma um mergulho no autoconhecimento necessário para desenvolver qualquer desafio de cena. O aprofundamento do personagem, a construção da historia, a vivência da cena, propicia uma consistência na relação interpessoal, consciência corporal, consciência de espaço e relação. A atividade teatral ainda estimula o trabalho da voz, da postura, da concentração, da disciplina, da organização, e conta com um incentivo necessário da leitura. O incentivo a criatividade e ao raciocínio é muito positivo para um desenvolvimento organizado da própria inteligência. A criança inserida nessa atividade pode ter um resultado escolar ainda mais positivo. E ainda, o teatro como trabalho colaborativo, é fundamental para o aprendizado do trabalho em equipe, o respeito ao próximo, capaz de fazer a criança entender seus próprios limites e os do outro.

Com tudo isso, sua estrutura como sujeito inserido no mundo da linguagem só tende a ser positiva. É necessário que os dirigentes das escolas, os pais, os dirigentes de uma cidade, de um estado e do nosso país, entendam que a arte é aliada fundamental para o crescimento de todos os cidadãos, sendo eles crianças ou não. A importância em se enxergar o teatro como aliado ao desenvolvimento não está direcionada somente ao profissional do teatro, mas a todos os sujeitos interessados numa vida mais cheia de domínio próprio, de soluções criativas e de felicidade. . O futuro de uma criança não está nas mãos da própria criança, mas principalmente do adulto que responde por ela, e também todos aqueles que compõem a sociedade em que ela está inserida. Por isso precisamos todos, adultos e crianças, adultos que guardam suas crianças internas com sonhos e desejos, lutarmos para que a arte envolva nossos dias de forma positiva para que dessa forma a esperança por um mundo mais cheio de harmonia possa existir.